02 mar Garantido atendimento até 22h em três postos de saúde de Florianópolis
Unidades do Saco Grande, Lagoa da Conceição e Ingleses não passarão por mudanças
A decisão da prefeitura de reduzir o horário de atendimento de alguns postos de saúde da Capital, das 22h para as 17h, trouxe à tona a preocupação de moradores dos bairros Saco Grande, Lagoa da Conceição e Ingleses, nesta semana. Em dezembro do ano passado, três postos passaram pela mudança.
Contrários, usuários do Saco Grande fizeram um protesto, na última quarta-feira, temendo a redução de horário na unidade.
A Secretaria de Saúde esclarece que a falta de profissionais para atender os pacientes fez com que se cogitasse a alternativa, mas a prefeitura recuou.
Cedo tem muita fila
Nos postos do Saco Grande, Lagoa e Ingleses, o fechamento continuará as 22h, garantiu ontem o secretário Clécio Antônio Espezim.
A doméstica Graça Rodriguez, 49 anos, foi uma das usuárias do posto do Saco Grande que protestou. Não poderia mais utilizar os serviços:
— Trabalho até as 18h30min. A noite é mais tranquilo. Sem contar que, de dia, a fila chega na rua.
Sem gente para inaugurar postos
O secretário de Saúde lembra que, atualmente, cerca de 8 mil pessoas são atendidas diariamente nos 49 centros de saúde de Florianópolis, e faltam profissionais.
— Existe a falta de médicos, técnicos de enfermagem e administrativos. Observamos que, depois das 17h, a procura é menor — avalia Clécio.
Na unidade do Estreito, em reforma, a expectativa é que o atendimento também se mantenha até as 22h. A reforma deve terminar em maio. No Continente, há ainda dificuldade para inaugurar o posto de Coqueiros e a nova Unidade de Pronto Atendimento. Só a UPA precisa de 135 funcionários.
Projeto parado
O projeto 14595/2011, que tramita na Câmara de Vereadores desde agosto passado, está no centro do impasse. O texto prevê 919 vagas na área da saúde. De acordo com o vereador Ricardo Vieira (PCdoB), que também é médico, vereadores querem garantir que aprovados em concursos anteriores sejam chamados antes que se faça nova seleção.
Como ficaram os horários
Das 8h às 17h
::: Agronômica
::: Rio Vermelho
::: Rio Tavares
Das 8h às 22h
::: Saco Grande
::: Lagoa da Conceição
::: Ingleses
::: Estreito — em reforma
(Mônica Foltran, Hora de Santa Catarina, 02/03/2012)