Focos de incêndio dão trabalho aos bombeiros na Grande Florianópolis

Focos de incêndio dão trabalho aos bombeiros na Grande Florianópolis

No Parque do Rio Vermelho,foram necessários três mil litros de água para controlar as chamas

O Corpo de Bombeiros Militar da Grande Florianópolis atendeu nove ocorrências de incêndio em 10 horas só neste domingo na região. Um deles aconteceu no Parque Estadual do Rio Vermelho, próximo ao trapiche de transporte lacustre. O incêndio começou pela manhã, por volta das 11h30 e, segundo tenente Priscila, comandante de área em plantão dos Bombeiros, foram atingidas as vegetações de uma área de 200 metros quadrados. Não se sabe ainda como iniciou o incêndio.

“Utilizamos 3.000 litros de água do Arcanjo e mais reserva de quatro equipes para a contenção do fogo. Com o calor, a vegetação fica muito seca e o vento ajuda a multiplicar os focos”, afirmou a tenente. A população bem informada ajudou a combater todos os incêndios desse domingo. “Eles nos ligam assim que começa e fica mais fácil para evitar que se propague”, concluiu.

No início da tarde, os bombeiros controlaram um outro foco de incêndio na mata no bairro de Capoeiras, início da avenida Ivo Silveira. Um terreno ao lado da empresa Tramontina, onde durante a semana o fogo já havia consumido parte da vegetação, voltou a ser tomado pelas chamas que foram apagadas às 14h30.

Dicas em caso de emergência

– Ligar para o telefone de emergência (193)

– Manter-se calmo (a)
– Procurar saber sua localização
– Responder as perguntas que o atendente fizer (nome, telefone)
– Informar o endereço correto (rua, esquinas, proximidades)
– Descrever a situação exata do que está acontecendo (se há vítimas, estado, quantidade, etc)

(Emanuelle Gomes, ND, 11/03/2012)