Edital para PAC 2 será lançado enquanto primeira parte do programa está parada em morro da Capital

Edital para PAC 2 será lançado enquanto primeira parte do programa está parada em morro da Capital

A prefeitura de Florianópolis lança nesta terça-feira um edital para construção de muros de contenção em áreas de risco. Esta será a primeira obra com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), programa do Governo Federal que foi lançado em março de 2010. O contrato de R$ 9 milhões prevê a construção de muros nas encostas do Maciço do Morro da Cruz.

O atraso na execução de obras é ainda maior no PAC 1. Desde 2007, a prefeitura só aplicou 38% dos recursos. Um dos maiores gargalos é na habitação. Um terço da verba destinada pela União deve ser investido em moradias, mas o projeto de fazer 400 casas continua somente nos planos do poder público. Pouco mais de 10% das residências foram entregues.

Nos bairros Monte Serrat e Nova Descoberta, nenhuma das 31 famílias cadastradas receberam um novo lar.

— Mais de quatro anos que está rolando isso aí, para fazer essas casas. Até agora nenhuma feita. Falta a boa vontade da prefeitura construir — comenta Adalberto Machado, presidente da associação de moradores.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos da Capital, Salomão Matos Sobrinho, a construção está demorando por conta da dificuldade de se construir no morro.

— É um caso pendente. Nós não conseguimos dar prazo, mas trabalhamos sempre dando informação à população sobre o que está acontecendo.

Os atrasos têm efeito dominó no saneamento básico da comunidade, onde apenas obras do PAC 1 estão em andamento. A Casan tem R$ 210 milhões disponíveis com projetos prontos desde 2010, mas o governo federal prorrogou o prazo da assinatura por três vezes.

— Esse atraso implica no atraso no início das obras, que também atrasa o atendimento à população — afirma Fábio Krieger, engenheiro do órgão.

(DC, 12/03/2012)