06 mar Começou nesta segunda-feira o Curso de Capacitação Ambiental da FLORAM
O curso está dividido em aulas teóricas e práticas, realizado através do Departamento de Educação Ambiental
A manhã desta segunda-feira (05) no Parque Ecológico do Córrego Grande contou com a presença dos cursitas do Curso de Capacitação Ambiental do primeiro semestre. Conforme o cronograma, hoje a aula foi de Sensibilização I, com a palestrante e Chefe do Departamento de Educação Ambiental, Sayonara Amaral.
Nesta palestra, os 23 alunos se ambientaram com o parque, colegas e educadores. A aula teórica baseou-se na apresentação da FLORAM, seus departamentos, ações e os projetos do Departamento de Educação Ambiental.
No decorrer da manhã foram feitas brincadeiras para promover a discussão sobre meio ambiente, fauna, flora e reciclagem. Já nesta primeira aula, os alunos trouxeram problemas pertinentes em sua casa ou comunidade, que foram debatidos. Um dos exemplos foi de uma aluna que deposita o óleo de fritura usado, no terreno de casa. A Educadora Ambiental Sayonara, entrou nesta questão, mostrando que é errado, pois o óleo contamina o solo e o lençol frático, impermeabilizando o solo e impedindo que a água se infiltre. Na oportunidade ela apresentou a Oficina de Sabão, que reutiliza o óleo para produção de sabão, sem desperdício ou contaminação da natureza. “São nos encontros do curso que percebo as atitudes de cada um. Assim corrigimos, a fim de formar novos multiplicadores de educação ambiental” observa Sayonara.
A Educadora alertou que nesta primeira parte do curso, a parte teórica com cinco aulas, o aluno pode faltar apenas uma vez, podendo ser reposta através de outras palestras que ocorrem neste semestre. Caso algum aluno tenha faltado neste dia, basta entrar em contato com o Departamento para agendar a aula faltante, através do telefone 3338-0021.
O Curso
O curso destinou-se a qualquer interessado em adquirir um pouco mais de conhecimento sobre as questões ambientais e mais especificamente com relação a nossa Ilha de Santa Catarina. Os objetivos são: sensibilizar, informar e capacitar profissionais para atuarem como agentes multiplicadores das questões ambientais. Será oferecido um certificado de 40 horas, sendo os cinco primeiros encontros teóricos (20h) e os cinco últimos práticos com saídas a campo (20h).
As inscrições para este curso encerraram em menos de quinze dias. As vagas para o segundo semestre iniciarão na conclusão deste curso, provavelmente em junho.
(PMF, 05/03/2012)