Bicicletada em Florianópolis reúne cerca de 40 ciclistas para protestar contra insegurança no trânsito

Bicicletada em Florianópolis reúne cerca de 40 ciclistas para protestar contra insegurança no trânsito

Cerca de 40 ciclistas participaram no final tarde desta terça-feira, em Florianópolis, do movimento Hoje tem Bicicletada Nacional. A manifestação ocorreu em 38 cidades do Brasil e quatro de Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Timbó.

Na Capital, as pedaladas começaram próximo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A manifestação foi organizada para protestar contra o atropelamento e morte de cinco ciclistas na última sexta-feira.

Uma das vítimas foi em Pomerode. Matheus Duarte Mueller, de nove anos, foi atropelado por volta das 18h40min, no SC-418, no Km 9,9, próximo à divisa da cidade.

Os ciclistas se dizem desencorajados pelo trânsito perigoso que privilegia o fluxo de carros e relegados a segundo plano na formulação de políticas públicas voltadas à mobilidade.

De acordo com membros de diversos grupos de ciclistas em Florianópolis, o perigo aumentou muito em Florianópolis nos últimos anos, já que houve elevação da frota de veículos e do número de praticantes do esporte.

Bicicletada dos pelados

O grupo organiza novas passeatas e promete um movimento mais ousado para o sábado: a bicicletada dos pelados. A manifestação, que também será aberta para ciclistas com roupas, pretende mostrar que “nada protege os ciclistas”.

(DC,06/03/2012)