07 mar Bicicletada em Florianópolis reúne cerca de 40 ciclistas para protestar contra insegurança no trânsito
Cerca de 40 ciclistas participaram no final tarde desta terça-feira, em Florianópolis, do movimento Hoje tem Bicicletada Nacional. A manifestação ocorreu em 38 cidades do Brasil e quatro de Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Timbó.
Na Capital, as pedaladas começaram próximo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A manifestação foi organizada para protestar contra o atropelamento e morte de cinco ciclistas na última sexta-feira.
Uma das vítimas foi em Pomerode. Matheus Duarte Mueller, de nove anos, foi atropelado por volta das 18h40min, no SC-418, no Km 9,9, próximo à divisa da cidade.
Os ciclistas se dizem desencorajados pelo trânsito perigoso que privilegia o fluxo de carros e relegados a segundo plano na formulação de políticas públicas voltadas à mobilidade.
De acordo com membros de diversos grupos de ciclistas em Florianópolis, o perigo aumentou muito em Florianópolis nos últimos anos, já que houve elevação da frota de veículos e do número de praticantes do esporte.
Bicicletada dos pelados
O grupo organiza novas passeatas e promete um movimento mais ousado para o sábado: a bicicletada dos pelados. A manifestação, que também será aberta para ciclistas com roupas, pretende mostrar que “nada protege os ciclistas”.
(DC,06/03/2012)