20 mar Arte urbana inspirada no passado
Ações de intervenção urbana são um dos destaques da programação da Maratona Cultural. Temáticas foram baseadas em tradições e personagens caraterísticos de Florianópolis
A alegria das cores expressadas em telas e em muros com influência da cultura açoriana prometem surpreender o público que prestigiar a programação da maratona Cultural de Florianópolis a partir da próxima sexta-feira(23).
Ao longo dos três dias de evento, artistas convidados irão fazer o caminho inverso que geralmente marca a produção artistica do grafitte. O desafio será levar para telas os trabalhos expressados nas ruas. Cinco artistas Urbanos de Florianopolis (Rodrigo Rizo, João Vejam, Daniel Dati, Leo Mattos e PH) estarão espalhados em alguns pontos da Maratona (CIC, escadaria do Rosário, Coqueiros, Beira-mar norte e Lagoa da Conceição) para traduzir em arte um conto de Franklin Cascaes, homenageando de forma contemporânea o principal pesquisador da Cultura Açoriana em Santa Catarina.
A arte urbana com toques de tecnologia também faz parte da Maratona Cultural com o video-mapping ou projeção mapeada que leva para superfícies incomuns uma temática apresentada com o intuito de provocar as mais diferentes experiências sensoriais no expectador. As paredes da Igreja Nossa Senhora do Rosário irá ser pano de fundo para a apresentação da história do catarinense Cruz e Sousa, no dia 24/03, às 21h.
O Grupo Folclórico de Boi de Mamão do Bairro Pantanal, um dos mais tradicionais da ilha sob comando de João Carlos de Souza, levará a tradição centenária para a Praça Francisco G. da Costa, em Canasvieiras, a parti das 14h. A dança do Boi de Mamão é uma das danças folclóricas apreciadas na região da Grande Florianópolis.
Arte circense
Os encantos do circo também irão tomar as ruas de Florianópolis durante a Maratona Cultural. Cerca de 20 artistas de circo farão intervenções de Malabares, malabares de fogo, Lira, contato, palhaços, mágicos, mímica, monociclo, perna de pau, dentre outras durante a programação. No domingo (25), uma apresentação de malabarismo em tecido a 16 metros de altura será realizada na Avenida Beira-mar Norte, durante o show do cantor pernambucano Lenine.
A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.
(FlorianópolisCVB, 19/03/2012)