07 fev Reciclando papeis e vidas
Da coluna de Juliana Wosgraus (DC, 06/02/2012)
Logo no início de março será lançado em Floripa o documentário sobre a Coepad, primeira cooperativa no Brasil – e uma das únicas do mundo -, formada por portadores de deficiência intelectual.
A turma da Coepad produz desde agendas, cadernos e canudos de formatura, a bolsas ecológicas, entre outras coisas, tudo com material reciclado. E sem nenhum tipo de patrocínio, depende exclusivamente da comercialização desses produtos para sobreviver. A sede é no bairro Estreito e o principal ponto de vendas é uma lojinha no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
O documentário “Fibra”, sobre a cooperativa é mais uma produção da Doc Dois Filmes, do casal de jornalistas Juliana Kroeger e Fernando Evangelista. Encanta, pelo trabalho, e emociona, pelas relações de amizade e carinho. Fabiana Brito, Luciano Ramos e Angélica Medved, portadores de síndrome de Down, fazem o fio condutor de “Fibra”. Tudo show, tanto a cooperativa quanto a produtora que começa a dar visibilidade ao trabalho de referência da Coepad. Confira o trailer: