Programação da Maratona Cultural 2012 contempla as múltiplas artes em Florianópolis

Programação da Maratona Cultural 2012 contempla as múltiplas artes em Florianópolis

Da música à dança, passando pelo cinema, teatro, artes plásticas e intervenções urbanas. Estes são os elementos que compõem o pacote eclético de atrações da segunda edição da Maratona Cultural de Florianópolis. Nomes consagrados no cenário nacional como Mutantes e o grupo de teatro “Clowns de Shakespeare” integração a programação.

Um verdadeiro balaio cultural. Assim será a programação da Maratona Cultural de Florianópolis 2012, que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de março, em diferentes pontos da capital catarinense, com o objetivo de fomentar a produção cultural catarinense, de forma gratuita. As novidades e atrações do evento foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (23) pelo Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, juntamente com o presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Eugênio Neto, durante o lançamento oficial da Maratona Cultural.


A edição 2012, que celebrará o aniversário de Florianópolis, levará para diferentes endereços uma vastae diversificada programação artística, completamente gratuita, com artistas de diversas regiões de Santa Catarina, bem como oriundos de outros Estados e até mesmo da Argentina. Uma das novidades apresentadas foi o crescimento geográfico do evento, que passa a ter 30 pontos de atuação, com apresentações e intervenções na Praça de Canasvieiras, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Galeria Flávia tronca, no cinema do CIC e na pista de skate da Trindade, além dos endereços da edição anterior.


As atrações selecionadas pela equipe de produtores também prometem mobilizar um diversificado público. Nomes tradicionais da música catarinense como Dazaranha, Reino Fungi, Samba aí, Marujo Cogumelo e Guinha Ramires integram a programação de 63 shows de música durante os três dias do evento. Nomes como Lenine, Mutantes, Neguinho da Beija-Flor e Edgar Scandurra (ex- Ira) completam a escalação musical.


A principal referência do teatro de rua da atualidade, o grupo “Clowns de Shakespeare”, vem direto de Natal (RN) para apresentar o espetáculo Ricardo III, que sob a direção do premiado Gabriel Vilella, um verdadeiro sucesso de crítica. O catarinenses do “Teatro sim, por que não”, “Téspis”, “Cirquinho do reviraldo”, “Menestral faze dô” e “Traço cia de teatro” também representam a produção cênica na Maratona Cultural.


Esta segunda edição da Maratona Cultural de Florianópolis também terá uma atração internacional. A dança recebe os argentinos da Luis Garay e cia, que trazem para a capital catarinense seu espetáculo de dança contemporânea. Juntam-se a eles outras 30 apresentações de grupos catarinenses que serão realizadas em diferentes pontos da cidade.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, a Maratona Cultural comprovou ser um evento, que pela sua grandiosidade e sua qualidade, veio para ficar no calendário da cidade e do Estado. “Conseguimos envolver toda a área cultural de Florianópolis e quando a sociedade abraça um evento como este, ele vira uma causa social.

Por isso, tenho certeza que a edição de 2012 será mais um sucesso, mais uma alegria para a população”, diz.

A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina.Realização Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.

Mais informações:www.maratonacultural.com

(DeOlhoNaIlha, 23/02/2012)