Prefeito participa da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro

Prefeito participa da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro

Maquete interativa funciona por meio de seis projetores de alta resolução em uma tela de 9 metros de largura e 3,75 metros de altura

O Prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger, participou na tarde desta terça-feira (14) da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro, no Sapiens Parque. O Centro de Visualização é uma maquete interativa de Florianópolis, que funciona por meio de seis projetores de alta resolução em uma tela de 9 metros de largura e 3,75 metros de altura. A previsão é que o Centro de Visualização seja inaugurado oficialmente no dia 23 de março, aniversário da cidade.

Na maquete interativa, o visitante terá a chance de explorar conteúdos divididos por regiões da ilha e do continente e organizado em camadas temáticas, ou seja, por assunto de interesse. A exploração do conteúdo poderá ser feita pelo próprio visitante, por meio de tablets, ou por guias. Estarão disponíveis na maquete informações sobre o desenvolvimento sustentável urbano, ambiental, social, econômico e tecnológico de Florianópolis.

Além de vídeos, textos, fotos e animações sobre diversas áreas, também serão exibidos no Centro de Visualização projetos em tecnologia 3D, permitindo ao visitante navegar por ambientes da Florianópolis do Futuro. A maquete irá oferecer também informações sobre o Plano Diretor Participativo, permitindo a visualização da cidade nos próximos anos.

Para o Prefeito Dário Berger, o Centro de Visualização será um importante mecanismo para o planejamento da cidade. “Essa é uma ferramenta inovadora, moderna e eficiente que tem por objetivo a visualização didática do planejamento que queremos implantar na cidade para as próximas décadas”, destacou.

O Secretário Municipal de Educação Rodolfo Pinto da Luz enfatizou a importância do projeto para a divulgação do Plano Diretor. “O Centro de Visualização será um instrumento poderoso que permitirá a visualização não apenas do que existe, mas do que está sendo projetado com o Plano Diretor, disponibilizando uma visão tridimensional, com qualidade de imagem e de conteúdo de todas as ações que estão sendo planejadas”, ressaltou.

De acordo com o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, outra característica inovadora do Centro de Visualização é a interatividade. “O projeto prevê a criação de uma comunidade virtual que, de forma interativa, irá estimular as pessoas a conhecer, opinar, discutir e propor soluções e projetos que contribuam para o desenvolvimento da cidade”, explicou.

(DeOlhoNaIlha, 15/02/2012)