03 fev Ensaio arrasta 4 mil pessoas para centro histórico de Florianópolis
Cerca de quatro mil pessoas, segundo os cálculos da Guarda Municipal, acompanharam o ensaio da escola de samba Protegidos da Princesa no centro histórico de Florianópolis, em Santa Catarina, na noite desta quinta-feira (2).
O ensaio, realizado em volta da praça XV, a principal da capital catarinense, serviu para que os componentes treinassem a harmonia e evolução para a apresentação marcada para o sábado de Carnaval. Além da bateria e passistas, a comissão de frente, ala de baianas e casais de mestre sala e porta bandeira se apresentaram na rua, arrastando uma multidão.
O público vem acompanhando maciçamente os desfiles das cinco escolas locais na praça. A prefeitura municipal vem utilizando os espaços há três anos, como forma de divulgar o Carnaval local e resgatar a folia no centro histórico.
Os ensaios vem atraindo cada vez mais turistas do Brasil e exterior. “É a primeira vez que assisto a um ensaio de Carnaval. Não imaginava que fosse tão divertido”, afirmou o turista polonês Mathes Leciejewicz, que visita Santa Catarina pela segunda vez com amigos. “Todos adoraram. Ano que vem vamos voltar no Carnaval”.
A escola de samba Protegidos da Princesa é uma das mais tradicionais de Florianópolis e busca seu 25 título do Carnaval. O enredo da agremiação para 2012 é sobre a Guerra do Contestado, embate entre caboclos e dirigentes do poder público federal e estadual, ocorrida em Santa Catarina e Paraná há exatos 100 anos.
(Terra, 03/02/2012)