11 jan Guarda Ambiental de São José divulgará o motivo da morte de peixes
Pescadores encontram peixes e camarões mortos na Beira-mar de São José e uma grande quantidade de óleo
Milhares de peixes e camarões apareceram mortos na manhã sexta-feira passada (6) no mar de São José. Esse é o relato do pescador Sival Miranda, que tem seu rancho de pesca no início da avenida Beira-mar do município. “Vim pescar às 5h, quando fui botar a minha canoa no mar, fiquei assustado com a quantidade de animais mortos e a imensa mancha de óleo na água”, relatou Miranda que é pescador há 40 anos.
Ele diz que o óleo derramado no mar parece ser industrial e que chamou a Guarda Ambiental do município para averiguar a situação. “Os guardas demoraram muito para chegar aqui, liguei de manhã e eles só vieram à tarde, quando os pássaros já haviam comido todos os peixes mortos. O que foi levado para análise foi uma amostra do óleo retirado do mar que eu guardei em uma garrafa”.
O pescador diz que ficou assustado com a quantidade de peixes mortos, algo que não tinha visto em todos os seus anos de profissão. “Sou pescador e disso tiro o meu sustento. Com esse derramamento de óleo, fico com medo de entrar no mar e contrair alguma doença. Nesse último final de semana eu e meus colegas já ficamos sem pescar e tivemos prejuízo”, falou Miranda.
O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernando Vitor Damásio, afirmou que o resultado da análise de laboratório será divulgado até o final da semana. “Será difícil achar e punir um culpado, afinal, não foi caracterizado o flagrante”.
(ND, 11/01/2012)