FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 04 do verão 2011/2012

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 04 do verão 2011/2012

FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 04 do verão 2011/2012

Condições das praias catarinenses não apresentam maiores alterações em relação ao relatório divulgado antes das festas de final de ano

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira (6/1), o quarto relatório das condições da balneabilidade no litoral catarinense para a temporada de verão 2011-2012, com informações coletadas nesta semana. Em relação ao último relatório, publicado antes do Natal e da virada do ano, dois pontos passaram à condição de impróprio ao banho. Um na Capital (na Lagoa da Conceição junto aos trapiches dos serviços de transporte) e outro em Balneário Camboriú (em frente à rua 4000).

Os técnicos do laboratório do órgão ambiental concluíram que 47 pontos estão impróprios no Estado, dos 195 pontos monitorados, enquanto 20 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 65 monitorados. De acordo com os resultados obtidos, o grau de impropriedade no Estado alcançou 24,1%, ao mesmo tempo em que 30,7% dos pontos monitorados na Capital estão com a qualidade sanitária da água comprometida.

Segundo Haroldo Tavares Elias, gerente de Pesquisa e Análise de Qualidade Ambiental da FATMA, os usuários das praias devem adotar uma postura de precaução sempre que for verificada ocorrência de fortes chuvas. Nestas situações, comuns no verão, ele observa que é prudente evitar pontos de chegada de rios, valas ou tubulões, principalmente em locais densamente povoados, ou mesmo locais que apresentem águas paradas ou estagnadas.

Conforme o responsável técnico pelas análises laboratoriais feitas pela FATMA, Marlon Daniel da Silva, de forma geral está sendo mantida a média de impropriedade verificada nos últimos relatórios. “Apesar de haver registro de chuvas por vários dias, elas não representaram aumento da impropriedade, pois foram distribuídas de forma gradativa nos dias que antecederam as coletas de amostras”, disse.

Marlon sugere a atenção dos banhistas quanto às placas indicativas das condições de balneabilidade, além da consulta ao site da FATMA – www.fatma.sc.gov.br, onde é possível a verificação da situação dos pontos desejados. “O histórico apresentado dará a melhor certeza de escolha de um local apropriado”, ressaltou.

O relatório completo está disponível para download clicando no link abaixo:

Ver Anexo

(Fatma, 06/01/2012)