06 dez Até quando descuidos ambientais serão tolerados?
Por Carlos Damião (ND, 06/12/2011)
O Notícias do Dia publicou ampla reportagem, na edição de segunda-feira (05/12), sobre a ação de voluntários para limpeza de rios, como o Ratones, que estão na mais completa degradação. No último relatório da Fatma, aparecem pelo menos 20 pontos de praias em Florianópolis impróprias para o banho.
Estão contaminados principalmente por coliformes fecais. Em outras palavras, recebem esgoto in natura. O que estamos fazendo para melhorar essa situação, se de ano para ano tudo piora, enquanto centenas de milhares de turistas vêm conhecer nossas belezas naturais, atraídos inclusive por promoções de entretenimento, como shows com cantores e bandas nacionais e internacionais?
Alguma coisa está errada. Ou os visitantes são muito trouxas ou nós conseguimos enganá-los muito bem, porque, em essência, Florianópolis não tem como justificar tanto abandono e tanta omissão. Há quem diga que a tendência é piorar. Infelizmente essa é a verdade mais flagrante, caso nada seja feito.
De ombros
Recentemente, autoridades municipais admitiram que não têm mais como controlar a quantidade de ocupações irregulares na Ilha de Santa Catarina. A mesma prefeitura que exige providências rigorosas dos construtores formais, dá de ombros para a expansão informal que cria problemas sociais e ambientais? Tem algo errado.