25 nov Florianópolis Cultural
Artigo de Eugênio Neto – Presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB, 25/11/2011)
O turismo, com todas as suas vertentes, oxigena o fluxo e a economia de uma cidade. Florianópolis já percebeu isso e, de um tempo pra cá, não depende apenas de seus atributos naturais tão admirados e nem da chamada alta-temporada para garantir o grande movimento de visitantes. O turismo de eventos, de negócios e também cultural faz com que a cidade seja interessante nos 365 dias do ano.
Temos praias, dunas, trilhas. Temos tecnologia e somos reconhecidos como um dos pólos que mais
cresce no Brasil. Somos também gay friendly, onde o turista GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) se sente à vontade e em casa. Em 2012 teremos a Convenção Anual Global da Associação Internacional de Turismo GLBT, reforçando a aptidão desse turismo em potencial.
E Florianópolis também é cultural. A participação do artista plástico Luciano Martins e do músico Luiz
Meira na FIT (Feira Internacional de Turismo), em outubro, em Buenos Aires é prova real. Eles atraíram multidões encantadas com o talento local. Quer com o colorido lúdico dos quadros de Luciano ou com o dedilhar mágico do violão de Meira.
E agora, de 25 a 27 de novembro, a cidade vivencia nos seus espaços urbanos a primeira edição da
Maratona Cultural. O evento vai movimentar a cidade e atrair turistas interessados em conhecer mais do que prédios históricos e artesanato local.
Na verdade, não se faz turismo sem cultura, e quem confirma é o próprio turista. De acordo com o Ministério do Turismo, o setor é o terceiro no País a atrair visitantes interessados no patrimônio histórico e artístico dos destinos. Potencializar o desenho arquitetônico com conteúdo artístico valoriza o acervo, expõe nossa mais pura identidade como cidade criativa e revela nossos costumes, intervenções e expressões culturais. Justamente por isso o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau apoia essa iniciativa.