08 nov Evento discute aproveitamento energético do lixo urbano
Durante o 1º GERSUP-SC, dia 10, Palhoça entrará na lista dos cerca de 6% de municípios brasileiros que fazem coleta seletiva de lixo
O lixo produzido pelas cidades é um problema que preocupa cada vez mais os administradores públicos, mas também é uma oportunidade para outros setores. O aproveitamento dos resíduos não é apenas uma fonte de renda para os recicladores. Pode ser bem mais do que isso e virar energia para complementar as fontes tradicionais. Exemplos desse tipo serão conhecidos nesta quinta-feira, dia 10, quando será realizada a primeira edição do Workshop em Gestão e Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos em Palhoça/SC (GERSUP-SC).
Especialistas de várias partes do país participarão deste evento, que ocorre no auditório da Unisul, na Pedra Branca. Um deles é o pesquisador carioca Sérgio Guerreiro Ribeiro, presidente do Conselho de Pesquisa em Tecnologia de Geração de Energia a Partir de Resíduos (WTERT), vinculado à Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Ele vai falar sobre Gestão Sustentável de Resíduos, das 15h às 16h30. De São Paulo (SP), virá o francês Pierre Casabonnet, que é gerente de projetos de valorização de resíduos sólidos da Proactiva Brasil Meio Ambiente, multinacional espanhola que é um dos líderes na América Latina em serviços ambientais, especializada na gestão da água e resíduos. Fernanda Vanhoni, engenheira ambiental da unidade catarinense da Proativa Brasil completa o time de palestrantes do 1º GERSUP-SC.
Palhoça não foi escolhida por acaso para ser a sede do evento. Nesta semana, o município entra na lista dos cerca de 6% de municípios brasileiros que fazem a coleta seletiva de lixo. O prefeito Ronério Hidersheidt quer mais. Em fevereiro passado, visitou o município mineiro de Unaí, em busca de informações sobre um sistema revolucionário e sustentável que possibilita a produção de energia termoelétrica a partir do lixo.
A assinatura da ordem de serviço que cria a coleta de lixo reciclado em Palhoça será apenas um dos eventos do 1º GERSUP-SC, que reunirá profissionais e especialistas do setor para abordar temas como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e soluções inteligentes para o gerenciamento de resíduos.
O objetivo do 1º GERSUP-SC é promover o estudo e a pesquisa de temas relacionados com a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia, aproximando a universidade do mercado e dos órgãos governamentais. “O foco é a redução dos resíduos enviados para o meio ambiente”, sintetiza Graziele Batista, Coordenadora do Instituto de Aperfeiçoamento Executivo Nacional (IAPEN), idealizador do evento.
O 1º GERSUP-SC é gratuito e tem como público alvo estudantes, professores, pesquisadores, autoridades locais e membros de governo, empresas, ONG´s e público em geral interessado no assunto. A iniciativa é da FCAM, conta com o patrocínio da Proativa Brasil Meio Ambiente e é apoiado por Giassi Supermercados, Hotel Slaviero e Prefeitura Municipal de Palhoça (PMP).
Serviço
O que: 1º Workshop em Gestão e Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos (GERSUP-SC)
Quando: 10 de novembro de 2011
Onde: No auditório da UNISUL, no campus Pedra Branca, em Palhoça
Horário: das 8h30 às 18 horas
Mais informações: http://www.unisul.br/eventos
(Célula Comunicação, 08/11/2011)