04 nov Continente Park pede anulação do embargo na construção de shopping na Grande Florianópolis
O Continente Park Shopping pediu na Justiça Federal a anulação do auto de infração do Ibama sobre parte do terreno em que está construindo o empreendimento, em São José, na Grande Florianópolis. Neste sábado, antes de haver julgamento, o Grupo Westfield Almeida Junior fará um evento no local para apresentar as perspectivas das futuras instalações.
O pedido de anulação foi entregue na terça-feira na Vara Federal Ambiental da Capital e será julgado pela juíza Marjôrie Cristina Freiberger Ribeiro da Silva. No dia 28 de outubro, o Ibama embargou parte do terreno onde está sendo construído o shopping, nas margens da BR-101, e multou a empresa em R$ 125 mil.
A partir de um laudo de analistas ambientais do Ibama de Florianópolis, a presidência do órgão em Brasília entendeu que em 42 mil metros quadrados do terreno há cursos de água (pontos com água, rios e nascentes) e são considerados área de preservação permanente (APP). Ou seja, não poderiam receber a obra e serem destruídos.
A empresa não concorda com essa análise. No pedido de anulação da medida do Ibama, afirma que esses cursos de água ficam num espaço do show room e não atingem a obra — no total o shopping tem 132 metros quadrados de área.
No sábado, a presidência e o comitê executivo do grupo Westfield Almeida Junior farão apresentação a convidados de como será o empreendimento. Em seu site, consta que o investimento é de R$ 220 milhões.
Está prevista a abertura de quatro mil empregos. O Continente espera receber 450 mil consumidores ao mês e ser o maior shopping do Estado com 18 lojas âncoras, 240 satélites e oito salas de cinema. Conforme a empresa, 60% da construção está pronta. A inauguração está marcada para 27 de abril.
(DC, 04/11/2011)