21 nov Capital já conta com seu Consultório de Rua
O secretário adjunto da Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim, recebeu nesta sexta-feira a visita da consultora do Ministério da Saúde para a Implantação de Consultórios de Rua, Débora Ferraz. Ela veio conhecer de perto o serviço que passou a ser ofertado pela Secretaria da Saúde da capital desde a última semana. “Esta é uma ação de suma importância e que vai envolver também outros órgãos da administração municipal”, destacou Espezim.
Num primeiro momento as ações da equipe do Consultório de Rua em Florianópolis acontecerão nas terças e quintas-feiras no período vespertino e abrangerão apenas a região central da cidade. A idéia é através do dialogo com moradores de rua usuários de álcool e drogas conhecer sua situação de saúde e ofertar a eles os serviços prestados pela Rede Municipal de Saúde. “Muitas vezes além do próprio vicio estas pessoas são portadoras de doenças e dentro da lógica do SUS merecem nossa atenção”, lembrou o secretário adjunto.
Toda ação se baseia no principio de respeitar a decisão de cada pessoa, deixando a seu critério aceitar a oferta ou ainda buscar auxilio para abandonar o vício. “Já está mais do que comprovado que o modelo repressivo como forma de reduzir o consumo de álcool e drogas não apresenta bons resultados”, afirmou a psicóloga Débora Ferraz.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 18/11/2011)