24 nov ANTT confirma construção do anel viário de Florianópolis de acordo com o antigo traçado
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou na manhã desta quinta-feira que vai construir o anel viário de Florianópolis de acordo com o antigo traçado. De acordo com a assessoria de imprensa, a entidade vai dividir o projeto em duas etapas.
Primeiro será executado o trecho entre os kms 196 ao 220 da BR-101 Norte, entre Biguaçu e Palhoça, conforme a atual proposta. O licenciamento ambiental já está protocolado no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Ambientais (Ibama).
Depois serão acrescentados a extensão do km 175, no Bairro Estiva, em Biguaçu, até o km 196, e dos kms 220 e 222, perto da atual praça de pedágio, em Palhoça.
O aumento fará os motoristas de tráfego pesado e longa distância desviar uma extensão de 47 quilômetros da região central da Grande Florianópolis – que recebe grande fluxo de trânsito local –, quase o dobro dos 24 quilômetros da proposta mais recente.
A mudança de decisão da ANTT ocorreu depois da reunião de terça-feira com lideranças catarinenses, que pela segunda vez tinham se encontrado com a direção da agência para cobrar o antigo projeto. No encontro, a entidade manteve o traçado negociado com a concessionária Autopista Litoral Sul, o clima ficou tenso e debate encerrou sem avanços.
Na quarta-feira, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, e o deputado Esperidião Amin (PP) afirmaram terem recebido ligações de lideranças da ANTT, que comunicaram a mudança de postura.
– Temos que celebrar a grandeza do gesto. Dois diretores da ANTT, Mauro Rodrigues e Jorge Bastos, nos ligaram pedindo desculpas e adiantaram que depois da reunião decidiram que irá prevalecer o projeto original. Foi uma vitória expressiva – declarou Amin.
O projeto deve ser executado até 2015, após mudança no prazo, primeiramente determinado para 2012.
A concessionária informou que não se pronunciará antes de receber o comunicado oficial da agência.
(DC, 24/11/2011)