Floripa2030

Floripa2030

Artigo escrito por Zena Becker – Presidente da Associação FloripAmanhã (DC, 03/10/2011)

O mês de setembro marcou três anos de lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região _ Floripa2030, um documento construído coletivamente em quatro oficinas _ com a participação de mais de 148 profissionais voluntários de 84 instituições. Neste momento, é importante destacar que as estratégias levantadas no Floripa2030 estão presentes em diversos projetos e ações em andamento na Associação FloripAmanhã, bem como orientam a iniciativa privada e o poder público na definição de projetos importantes para a nossa cidade e região. Além das diretrizes do Floripa2030 integrarem o Plano Diretor, suas premissas são observadas também no projeto do Jardim Botânico, na discussão no Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis com a integração dos municípios para definir prioridades nas áreas de saneamento e infraestrutura.

Cabe ressaltar algumas iniciativas da FloripAmanhã com alicerce nas premissas do Floripa2030, como o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade. Com 11 entidades no Grupo Gestor, o Fórum trabalha por uma Lei da Paisagem, revitalização do patrimônio histórico e fortalecimento do planejamento urbano com visão regional.

Outra consequência do Floripa2030 é o Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis, que conta com a participação de 103 integrantes e tem como objetivo ter a gestão sobre os resíduos sólidos de Florianópolis consolidada como política pública, com participação da sociedade e resultados mensuráveis.

Importante também mencionar o Programa Água e Educação, em parceria com a Unesco e a Fundação WET. Em novembro de 2010, o Floripa2030 já teve sua importância e pioneirismo reconhecidos através do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, um prêmio nacional promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Veja versão mais detalhada do artigo publicada em floripamanha.org