19 set SC-401 e mobilidade
ODepartamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) anunciou, ontem, que a duplicação da SC-401 entre o trevo de Jurerê e o de Canasvieiras estará concluída em dezembro próximo, antes da abertura da temporada de verão. O presidente do órgão, Paulo Meller, ao detalhar as obras em andamento, garantiu que tudo está seguindo conforme o planejado. Em média, 42 mil veículos trafegam, diariamente, por esta rodovia estadual, que dá acesso aos balneários do Norte da Ilha de Santa Catarina. Essas praias, outrora tranquilas e preservadas, se transformaram em bairros movimentados e densamente povoados. No verão, o volume de tráfego salta para quase 60 mil veículos por dia.
Os números bastam para conferir urgência às obras em andamento. Com efeito, a duplicação da SC-401, reivindicação velha de muitos anos, tem crucial importância não apenas para os moradores daquela área da Ilha-Capital, mas para a cidade inteira, cujo trânsito hoje sofre congestionamentos em cadeia. Florianópolis ostenta o título de campeão nacional da falta de mobilidade, e de vice-campeã mundial desta estressante “modalidade”, perdendo apenas para a tumultuada Pukhet, na Tailândia. Não raro, as filas de veículos que se originam na SC-401 nos horários de pico se estendem até a área continental da cidade.
Entretanto, convém anotar que, urgente e impositiva, a duplicação da SC-401, cujos prazos anunciados pelo poder público serão cobrados pela sociedade, é mais uma medida com “prazo de validade”. Para que a qualidade de vida na região seja preservada e ampliada, não bastam providências tradicionais e pontuais, como duplicações de estradas, viadutos, pontes, túneis, cuja capacidade, mais dia, menos dia, também será superada pela demanda.
É fundamental que a sociedade mude de mentalidade, e que os poderes públicos adotem modelos de planejamento e gerenciamento que levem em conta esta mudança de paradigma, estimulando o transporte público de qualidade e o uso de meios alternativos de locomoção, como a bicicleta.
(Editorial, DC, 17/09/2011)