Moradores de Canto dos Ganchos cobram ponte para não sofrer mais cheias

Moradores de Canto dos Ganchos cobram ponte para não sofrer mais cheias

Galeria sob estrada aberta há 30 anos não suporta volume de água da chuva, que invade casa dos moradores no entorno do rio
Quando chove é sempre a mesma coisa. Os moradores da rua Adolfo Alves, no Canto dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, ficam apreensivos e chegam a passar noites em claros. Eles temem que suas casas sejam novamente alagadas, por conta da má vazão de água sob a galeria que passa ao lado de suas portas. A quantidade de lixo e mato às margens do riozinho, que passa sob a estrada geral do bairro, ajuda a entupir a vala e complicam ainda mais a vida de quem mora no entorno.
A dona de casa, Alcione Correia, 40, teve a casa invadida por enchente pelo menos quatro vezes. “Entra água pela janela e estraga tudo o que é da gente. Eu e meu irmão que mora ao lado, já perdemos vários móveis”, lembra. Ela conta que pés de árvores que caem dentro da galeria prejudicam a passagem da água. “Quando chove, o nível do rio sobe e acaba ficando algo prezo na entrada dos tubos, aí amarramos o meu irmão pela perna, para que ele possa descer e retirar o entulho”, diz.
O vizinho, José Otílio, 40, explica que há 30 anos foram colocados sob a estrada três tubos de 1m de diâmetro cada, mas que nos mesmos não suportam o volume das águas. “A prefeitura tem que fazer uma ponte, como está fazendo no Areião. Os tubos, além de pequenos, não estão na direção da água. Tem que alargar”, reclama. Através de nota, a Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos informou que está montando projeto da ponte para captar recursos.
(Por Carol Ramos, ND, 01/09/2011)