Fatma divulga Relatório de Balneabilidade Nº 37

Fatma divulga Relatório de Balneabilidade Nº 37

Estudo feito pelos técnicos aponta que impropriedade é de 30,77% no Estado e de 50,77% na Capital. Órgão ambiental monitora as condições em 195 pontos do litoral catarinense

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulga nesta sexta-feira (02/9), o Relatório de Balneabilidade Nº 37, que atualiza os pontos visitados e monitorados no litoral Catarinense. A grande quantidade de chuvas dos últimos dias é apontada como a causa da elevação da impropriedade verificada esta semana.

Para o Estado 60 pontos foram considerados impróprios ao banho, equivalentes a 30,77% dos 195 pontos monitorados. Na Capital foi apurado que 33 pontos estão impróprios ao banho, com 50,77% dos 65 pontos monitorados.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da FATMA, Haroldo Tavares Elias, dos seis pontos amostrados no balneário de Canasvieiras, em Florianópolis, cinco passaram à condição de impróprios ao banho. Para os técnicos, a força da maré, vento e a grande precipitação pluviométrica foram os responsáveis pelo rompimento do volume contido pela barra do rio do Brás, grande depósito de águas contaminadas. A contaminação por coliformes fecais já foi confirmada por diversas vezes em coletas e ensaios feitos no rio. O gerente da FATMA observa que o fato já ocorreu anteriormente pelas mesmas razões.

O rompimento propiciou a mistura das águas e consequente contaminação do mar, confirmada pelas coletas e análises desta semana. Haroldo Tavares alerta a população para manter cautela e evitar estes pontos e observa que muito provavelmente somadas a outras fontes devido à dinâmica hídrica estas águas do rio colocam também os pontos 18, 19, 54, 68 e 53 do balneário de Jurerê e Jurerê Internacional na condição de impróprios ao banho.

O relatório completo está disponível para download clicando no link abaixo:

Ver Anexo

(Fatma, 05/09/2011)