13 set Como vender SC para o mundo
Evento em Florianópolis reúne 300 operadoras do mundo todo que oferecem roteiros turísticos dentro da Amércia Latina
Com atrações naturais e culturais diferenciadas, SC deve investir na divulgação dessa variedade para atrair visitantes, especialmente do exterior. A estratégia deve ser aplicada mesmo nos dias de hoje, quando países da Europa e dos Estados Unidos enfrentam dificuldades econômicas.
A opinião é do empresário americano Bill Coleman, idealizador e promotor do TravelMart Latin America (TMLA), evento de negócios entre operadoras de viagens e equipamentos turísticos, que termina hoje, em Florianópolis.
O TravelMart reúne 300 operadoras do mundo todo, especialmente da Europa e Estados Unidos, com empresas que oferecem roteiros turísticos na América Latina. São mais de 500 empresas e 850 participantes. A abertura aconteceu no Costão do Santinho, quando a Secretaria de Estado de Turismo ofereceu uma recepção mostrando a cultura catarinense.
– O custo do transporte internacional é um fator importante para o turista, especialmente o que viaja em família. Por isso, o que vocês devem fazer é mudar o paradigma preço para o paradigma valor agregado. O desafio é a operadora mostrar o que o visitante pode fazer e experimentar em destinos turísticos diferenciados, que oferecem atrações naturais únicas. O turista vai decidir pagar mais por isso – afirmou Coleman.
O secretário de Estado do Turismo, Cesar Souza Junior, disse que a expectativa com o evento é projetar Santa Catarina. Além do segmento de sol e mar, o governo quer ampliar o turismo de eventos e projetar as atrações da Serra Catarinense.
Esta é a segunda vez que o TravelMart é realizado no Brasil. Anos atrás, aconteceu em Foz do Iguaçu. No ano passado, a cidade anfitriã foi Lima, capital do Peru, e em 2012, será na Colômbia. O modelo de negócio é busines-to-busines. Os encontros são agendados antecipadamente e cada empresário tem de 15 a 20 minutos para negociar sua proposta.
(Por Estela Benetti, DC, 13/09/2011)