29 set Cinco novas lombadas serão implantadas na avenida das Torres, em São José
Até esta sexta-feira (30), a avenida das Torres, a maior de São José, receberá cinco lombadas. As elevações pretendem reduzir a velocidade dos veículos que trafegam no local e, consequentemente, evitar futuros acidentes. Três lombadas estão instaladas, mas ainda não receberam a pintura. Nas proximidades, os cones e placas indicam a presença do novo elemento de trânsito. O aposentado Bruno Bender, 79, mora quase em frente à faixa de pedestre onde a jovem Denise Cerqueira Pacheco foi atropelada e morta no dia 3 de agosto. Ele acredita que as lombadas podem amenizar a situação. “Os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade. Eles precisam entender que a avenida não é pista de corrida”, reclama.
O filho da dona de casa Doraci Soares, 48, atravessa a avenida das Torres para ir à escola. Preocupada, ela o acompanha todos os dias. “Os carros passam muito rápido e é preciso muita atenção para cruzar as pistas. As lombadas poderão auxiliar na redução da velocidade”, afirma. Segundo ela, outros redutores, como os radares, poderiam também ser instalados.
A avenida das Torres corta 13 bairros de São José e é uma via rápida, conforme o secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus. De acordo com ele, a colocação das lombadas não tem vínculo com o acidente de Denise, que foi uma fatalidade.
“A lombada pode não ser a melhor solução, mas vai amenizar a alta velocidade. É importante lembrar que não oferece garantias ao pedestre. O que falta é a atenção dos motoristas”, ressalta o secretário. Sanderson avisa que a avenida é bem sinalizada e há mais de 40 faixas de pedestres.
(Mariella Caldas, ND, 29/09/2011)