Ações de conscientização para comemorar a Semana Nacional da Mobilidade

Ações de conscientização para comemorar a Semana Nacional da Mobilidade

Dia da Árvore, Dia Mundial sem Carros e Ciclovia de Sábado prometem fazer moradores refletirem sobre cuidados com a saúde e o meio ambiente
Na Semana Nacional da Mobilidade, entre os dias 18 e 25, serão realizadas ações de conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida do homem. Em Biguaçu, as homenagens começam amanhã, 21, com o Dia da Árvore. Na quinta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial sem Carros. No final de semana, as famílias são convidadas a participar de um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade e a refletir sobre o uso de transportes alternativos.
Quem abre a semana de comemorações é a Famabi (Fundação Municipal do Meio Ambiente), em parceria à empresa Pedrita. Serão plantadas árvores em frente às escolas municipais, sendo que estas serão nominadas com as melhores frases escritas pelos alunos da rede. Mudas de espécies frutíferas serão distribuídas à população, em frente ao Supermercado Angeloni, também na quarta-feira, 21. “Quem doar 1 kg de alimento leva a muda e ainda concorre a um notebook”, antecipa o superintende da Famabi, Henrique de Azevedo.
A Acibig (Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Biguaçu), com o apoio da ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis) e da Gincana da Apae, promovem uma reflexão na quinta-feira, Dia Mundial sem Carros. “Queremos incentivar as pessoas a deixar o carro em casa e usar meios alternativos para se deslocar, como bicicletas, transporte coletivo e a pé”, diz o diretor da ViaCiclo em Biguaçu, Antônio Carlos de Azevedo. A ação será em frente à Praça Nereu Ramos, no Centro.
Passeio ciclístico
Apesar de Biguaçu oferecer apenas 600 metros de faixa especial para o trânsito de ciclistas, na avenida Marcondes de Mattos, o veículo é bastante utilizado na cidade. Só na fábrica Inplac, pelo menos 450 funcionários usam a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho. É o exemplo da operadora de valvulado, Tânia Maria Nunes, 32. “É uma opção rápida, que não dá gastos e nem problemas para estacionar. Além disso, aproveito como uma horinha para praticar exercício físico”, conta a moradora do bairro Fundos.
Ela e outros colaboradores da empresa foram convidados a participar da Ciclovia de Sábado, no dia 24. “Vamos incentivar os moradores a usar a bicicleta com mais frequência”, ressalta o presidente da Acibig, Robson de Carvalho. No mesmo sábado, as entidades recebem o apoio da Proactiva Meio Ambiente, equipe A_A e Sulcatarinense para a distribuição de panfletos sobre reciclagem e mudas de árvores. As ações vão incrementar a programação da 6ª Gincana da Apae, realizada neste final de semana, em frente à Igreja Matriz.
(Por Carol Ramos, ND, 20/09/2011)