24 ago Terminal antigo de Florianópolis será reativado
Terminal antigo será reativado
A prefeitura de Florianópolis anunciou, ontem, a transferência de linhas intermunicipais de três empresas de ônibus executivos – Estrela, Insular e Transol – e de 14 linhas de ônibus convencionais – das empresas Biguaçu e Santa Terezinha – do Terminal de Integração Central (Ticen) para o Terminal Urbano Cidade de Florianópolis no dia 3 de setembro.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Transportes da Capital, João Batista Nunes, o objetivo é garantir o melhor atendimento aos usuários e trazer mais movimento para o comércio da região.
– Falta espaço no Ticen. Os ônibus estão estacionando em local proibido, não vêm cumprindo os horários. E a decisão vai facilitar a revitalização da área do terminal antigo – destaca.
O terminal foi fechado por sete anos por problemas na estrutura. Ano passado, foi reinaugurado, mas o Ministério Público alegou que foram feitas apenas melhorias estéticas. Agora, o local que recebe 29 linhas intermunicipais deve passar por alterações como a ampliação de banheiros, o cercamento do local e a instalação de câmeras de segurança, por exigência do MP. De acordo com João Batista, o investimento de R$ 400 mil será do Estado e a transferência de linhas não depende do aprimoramento do terminal.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Florianópolis, Renato Hinning, disse que ainda vai analisar o projeto e que é cedo para confirmar se o Estado vai executar.
João Batista afirmou que não pretende se reunir com representantes do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), que fiscaliza os terminais de ônibus intermunicipais, pois, para ele, a decisão caberia à prefeitura e às empresas de ônibus.
Já o presidente do Deter, Sandro Silva, espera um contato do vice-prefeito e não vê como a mudança de linhas possa acontecer sem as melhorias de estrutura e investimento em segurança:
– Se a prefeitura conseguir fazer as alterações até 3 de setembro, faremos o possível para operar no terminal, mas precisa ter condições para o Deter homologar.
Para Silva, as empresas não deveriam apoiar a medida sem a fiscalização do Deter. Só este ano, foram 42 autuações de infração, principalmente pelo atraso e omissão de horário.
(Por Gabrielle Bittelbrun, DC, 24/08/2011)