05 ago Solenidade marca o lançamento do Programa Água e Educação no Brasil
Em solenidade realizada dia 03/08, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Associação FloripAmanhã lançou o Programa Água e Educação para América Latina e Caribe, com a presença da presidente da associação, Elizanea Prado Becker. Durante o evento foi assinada a Carta Acordo entre a instituição catarinense e as instituições internacionais: Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, e Projeto Water Education for Teachers (WET) – Educação Hídrica para Docentes. O lançamento contou com a presença do representante da UNESCO no Brasil, Celso Schenkel, e da representante da Fundação WET, Vivian Lavalle de Vignaroli, da Associação Amigos da Patagônia, instituição que desenvolve o Programa Água e Educação na Argentina.
O projeto em conjunto surgiu em 2006, com o objetivo de promover uma educação hídrica de alta qualidade.Tem como missão ajudar os países no desenvolvimento, implementação e revisão de programas educativos em matéria de água. Na condição de anfitriã do Programa no Brasil, a Associação FloripAmanhã começa a atuar neste semestre em fase piloto. As primeiras oficinas de capacitação para parceiros e docentes atuarem com a metodologia de educação ambiental sobre a água, já utilizada com sucesso em outros 26 países da América Latina, acontece de 3 a 5 de agosto. Os dois primeiros dias de qualificação serão no Hotel Maria do Mar, e no dia 5 de agosto está programada uma atividade de campo no Parque Municipal da Lagoa do Peri.
O Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe é um programa de educação ambiental sobre a água para estudantes, pais e educadores, com ações efetivas para que os participantes atuem nas suas comunidades como multiplicadores do conhecimento e na solução de problemas locais relacionados com recursos hídricos. Já o Programa Hidrológico Internacional, desde 1975 é o único programa intergovernamental da ONU voltado para a investigação e gestão dos recursos hídricos, educação e capacitação técnica, tendo como objetivo incrementar o conhecimento do ciclo da água e aumentar a capacidade das nações para administrar e aproveitar melhor seus recursos hídricos.
Considerado um programa educativo internacional, o projeto WET, de caráter não lucrativo foi criado em 1984, nos EUA com conteúdo científico voltado para a água. A missão do projeto é levar educação hídrica para crianças, pais, educadores e comunidades do mundo todo, promovendo a conscientização, valorização, conhecimento, correta administração e cuidado desse recurso natural cada vez mais disputado e escasso.
(Por Tatiani Magalhães, Alesc, 03/08/2011))