11 ago Santo Antônio ganha projeto “Cores e Sabores”
Na próxima terça-feira, dia 16, será lançado o projeto “Santo Antônio de Cores e Sabores” que tem o objetivo de expor o que o bairro tem de melhor na mesa e na arte. Como parte desse amplo projeto, Santo Antônio de Lisboa quer criar a tradição das quartas-feiras, que será chamada de “Quarta Santa”. Neste dia todos os restaurantes vão preparar um cardápio especial, com entrada, prato principal e sobremesa ao preço fixo de R$ 39,00. Em todas as quartas-feiras também, pelos diferentes restaurantes, diferentes cantores e grupos musicais vão estar fazendo apresentações especiais.
Numa iniciativa conjunta de artistas, músicos, donos de restaurantes e de galerias de arte, a partir deste mês a região poderá ser muito mais apreciada e visitada por moradores e turistas em busca de lazer e eclética gastronomia. “Gastronomia e arte já combinam perfeitamente. Mais ainda quando envolve um bairro tão peculiar como é Santo Antônio de Lisboa que esbanja tonalidades próprias, culturais e históricas, por ser uma das primeiras colônias de açorianos que chegaram aqui na Ilha”, ressalta o empresário Acari Amorim, da Vinho e Arte (Cantina Sangiovese), um dos coordenadores do projeto.
O lançamento do projeto “Santo Antônio de Cores e Sabores” e da “Quarta Santa” será na próxima terça-feira, a partir das 19h e 30 min, na Cantina Sangiovese, no espaço Vinho e Arte, apenas para imprensa, formadores de opinião e convidados. Já no dia seguinte, 17, quarta-feira, é dia da primeira “Quarta Santa” aberta ao público em geral. “Temos um potencial incrível no bairro, tanto na parte gastronômica como artística. Unir essas duas características será um grande passo para garantir e preservar a cultura de Santo Antônio de Lisboa, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade”, reforça Acari Amorim. Ele lembra que durante a “Semana de Santo Antônio”, em junho passado, quando o grupo de artistas, músicos, donos de restaurantes e de galerias de arte se reuniram e organizaram esse evento, o bairro dobrou o fluxo de visitantes.
Agora, a primeira ação permanente do plano de fomento da cultura e gastronomia do bairro será a “Quarta Santa”, dia de cada semana que será destacado no momento por 10 restaurantes do bairro. O cardápio será diferente em cada restaurante, a base de peixe, carne e massas. Mas todos terão uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, sempre com o valor fixo de R$39,00 por pessoa. Independente do restaurante escolhido, o grupo formado por artistas de Santo Antônio vai percorrer todos os estabelecimentos para compartilhar a arte da região com apresentações de música, canto e recital de poesias. “O objetivo é mostrar que o bairro oferece bons lugares para comer, se divertir, todos os dias da semana, mas especialmente nas quartas-feiras”, complementa Alysson Muller, do restaurante Rosso, que também participa da coordenação do grupo de Santo Antônio de Lisboa.
Mas não é só a boa mesa e exposição cultural que move a organização de artistas e empresários do bairro. O projeto tem objetivo maior de mobilizar e articular o Poder Público e órgãos competentes para implantar melhorias para a região como coleta de lixo, segurança, pavimentação, pórtico de entrada e estacionamento público coletivo. “Estamos iniciando um consistente movimento artístico, gastronômico e também político, prevendo melhorias para os que desfrutam do bairro. Além de todos esses pontos que merecem atenção do Governo Municipal e Estadual, e dão força ao turismo da cidade, nosso foco também é estimular a formação da mão-de-obra para aperfeiçoar sempre o nosso serviço. Hoje somos um dos principais pólos gastronômicos e culturais de Florianópolis e precisamos melhorar cada vez mais”, destaca Alysson Muller. O projeto “Santo Antônio de Cores e Sabores” já conta com o apoio de importantes entidades como a Abrasel, Sebrae, ACIF e Banco do Brasil.
(FlorianópolisCVB, 10/08/2011)