22 ago Projeto Orla apresentado à Prefeitura da Capital
Proposta tem como objetivo o desenvolvimento sustentável na área litorânea pela iniciativa privadas e pública.
Uma comissão mista integrada por organização não governamental, instituições privadas e públicas apresentou o Projeto de Gestão Integrada Orla Marítima (Projeto Orla) hoje de manhã na Prefeitura da Capital, com o pretexto de inserir o município na proposta de âmbito nacional.
Segundo o professor da Universidade do Vale do Itajaí, Marcus Polette, que integra a comissão, o Projeto Orla é uma ação conjunta entre os Ministérios do Meio Ambiente e o do Planejamento.
As ações da proposta buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob o domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre o governo e a sociedade.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento sustentável na área litorânea com a ocupação dos espaços explorados por empresas privadas e públicas.
O professor da Universidade do Vale do Itajaí, Marcus Polette, que integra a comissão, disse que dos 400 municípios costeiros do País, 141 adeririam ao projeto. Em Santa Catarina as prefeituras de Itapema e Itajaí assimilaram a proposta, construindo equipamentos voltados para o turismo sobre a ótica ecológica.
O procurador do município de Florianópolis, Jaime de Souza, está estudando minuciosamente a proposta para orientar o prefeito da Capital. “ Neste momento estamos nos preparando” resumiu. Para aderir ao Projeto Orla é necessário discutir a proposta em audiência pública.
(PMF, 22/08/2011)