Programa ACATE Lixo Zero recicla 4,5 mil quilos de resíduos em Florianópolis

Programa ACATE Lixo Zero recicla 4,5 mil quilos de resíduos em Florianópolis

Resultado corresponde ao balanço dos primeiros seis meses de trabalho

Atuar de forma socialmente responsável e encaminhar corretamente os resíduos gerados pelas empresas é o objetivo do Programa ACATE Lixo Zero. Implantado no Condomínio Industrial de Informática (CII), onde fica a sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), envolve colaboradores e funcionários das empresas situadas no prédio. Nos seis primeiros meses de execução, o trabalho realizado em parceria com a Novociclo Ambiental encaminhou 4.500 kg de resíduos para reciclagem ou reuso.

“Acredito que estamos no caminho certo. Com a colaboração de todos podemos chegar a ser um condomínio modelo no setor de atuação da ACATE. Se cada empresa fizer sua parte, todos sairão ganhando”, o educador ambiental Alex Iabrude comemora os resultados obtidos até agora. A adesão ao programa vem crescendo e se reflete na quantidade de material encaminhado para reciclagem ou reuso. Para se ter uma ideia, entre março e junho de 2011 deixaram de ser enviados para os aterros sanitários: 4736 latas de alumínio, 1617 garrafas PET, 1187 embalagens de longa vida, entre outros materiais que totalizaram 2963, 7 kg. Número quase duas vezes maior que o destinado nos três meses anteriores: 1800,80 kg.

Para incentivar a adesão ao conceito Lixo Zero por todos os condôminos, é oferecido o selo Empresa Lixo Zero, para as organizações que conseguirem eliminar o uso das lixeiras. Até agora, cerca de 30 já receberam esta marca – uma placa fixada nas portas dos escritórios. O investimento em ações de preservação ambiental e responsabilização pelos resíduos gerados, pode trazer resultados positivos para as empresas – iniciam com a redução de custos, valorização da marca e podem culminar com o reconhecimento através de apoios e prêmios na área de responsabilidade socioambiental.

Programa ACATE Lixo Zero

O programa começou a ser implantado no CII em outubro de 2010. Prevê reduzir ao máximo o envio de materiais recicláveis, para os aterros sanitários. Para isso, são utilizadas estratégias de educação e conscientização ambiental. O objetivo é realizar uma mudança de postura frente a geração de resíduos, para que cada pessoa sinta-se responsável pela destinação dos materiais utilizados e aja passe a consumir de forma mais consciente.

A metodologia utilizada prevê que embalagens vazias sejam limpas e dispostas de forma organizada antes de serem encaminhadas para reaproveitamento. Elas devem ser colocadas em residuários – móveis confeccionados exclusivamente para o armazenar estes materiais. São produzidos para serem integrados ao ambiente, com design diferenciado e divisões que facilitam a disposição organizada dos resíduos limpos. Desta forma, é possível eliminar o mau cheiro e a imagem das lixeiras. O que antes era lixo, torna-se resíduo pronto para ser encaminhado para reuso ou reciclagem.

A Novociclo Ambiental, empresa de Florianópolis (SC) especializada na gestão de resíduos e idealizador do programa Lixo Zero, se responsabiliza pelo encaminhamento dos materiais às usinas e fábricas especializadas em reciclagem ou reuso. Materiais não-reaproveitáveis, como pilhas e baterias, são enviados para indústrias responsáveis em fazer o descarte correto. No caso do lixo tecnológico, são agendados dias específicos para a coleta dos equipamentos.

(DeOlhoNaIlha, 09/08/2011)