Guias de turismo terão chance de fazer curso de formação em Florianópolis

Guias de turismo terão chance de fazer curso de formação em Florianópolis

Portaria do Ministério do Turismo institui cadastro obrigatório para todos que trabalham no setor

O Ministério do Turismo publicou portaria que institui o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, denominado Cadastur.

Segundo a portaria, o cadastro será obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

As exigências para obter a habilitação de guia de turismo permanecem as mesmas:

I – ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, habilitado para o exercício de atividade profissional no país;
II – ser maior de dezoito anos, no caso de guia de turismo regional, ou maior de 21 anos para atuar como guia de excursão nacional ou internacional;
III – ser eleitor e estar em dia com as obrigações eleitorais;
IV – ser reservista e estar em dia com as obrigações militares, no caso de requerente do sexo masculino menor de 45 anos:
V – ter concluído o 2º grau.
VI – ter concluído Curso de Formação Profissional de Guia de Turismo na classe para a qual estiver solicitando o cadastramento.

A Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, está organizando o Curso de Formação Profissional de Guia de Turismo, dentro do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Turismo, para reciclagem dos atuais guias em atividade e/ou para quem deseja iniciar carreira.

O registro no Cadastur deve ser renovado a cada dois anos.

Como se cadastrar

O cadastro é gratuito e deve ser feito pela internet (www.cadastur.turismo.gov.br). Para preencher o cadastro, é necessário ter o cartão de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e alvará ou outro documento municipal que comprove a existência do estabelecimento no local.

A assinatura da portaria foi feita pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, durante a abertura do Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, no último dia 13. Na ocasião, o ministro afirmou que a regulamentação do setor é um desafio que “assumimos e estamos conseguindo bons resultados”.

(ND, 12/08/2011)