Defesa Civil interdita casa no bairro Estreito, em Florianópolis

Defesa Civil interdita casa no bairro Estreito, em Florianópolis

Muro de contenção desabou e ameaçou a segurança de residência

Uma casa foi interditada no bairro Estreito, na região continental de Florianópolis, nesta quinta-feira. Por causa da chuva forte que atinge a Capital nos últimos dias, o muro de contenção desabou e ameaçou a segurança da residência. Os efeitos da chuva também foram sentidos na porção insular de Florianópolis.

Durante a madrugada, por volta das 2h30min, o muro da casa, na Rua Professora Aurea Cruz, desabou sobre outra por volta das 2h30min. A estrutura caiu sobre pilastras de sustentação do imóvel, deixou parte da fundação da edícula suspensa e rompeu a estrutura.

A auxiliar contábil Andréia Dias, 24 anos, acordou com os estrondos da queda da barreira de pedra que separava os dois terrenos. Ela mora em uma das casas atingidas e afirmou nunca ter ocorrido problemas no muro, construído há mais de 60 anos.

— O barulho foi bem alto, a casa tremeu toda. Quando minha mãe chegou na porta, pensou que estava tudo desabando — contou Andréia.

A Defesa Civil isolou a área com fitas e interditou a construção nesta tarde.

Deslizamento na Lagoa da Conceição

De acordo com o coordenador do órgão em Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, outro deslizamento de terra aconteceu em um terreno na Servidão Bráulio Sagaz, na Lagoa da Conceição.

— O barranco escorregou lentamente e não chegou a danificar a casa — informou Machado.

O coordenador da Defesa Civil recomenda às pessoas, principalmente aquelas que vivem próximas das encostas, que prestem a atenção em indícios de movimentação no terreno. Qualquer problema, os moradores devem deixar suas casas e informar à Defesa Civil. O telefone da entidade é o 199.

(DC, 26/08/2011)