26 ago A cada dia, Santa Catarina registra 40 casos de assalto
Desde o começo do ano, foram 9,4 mil ações. Número é 14% maior que o do mesmo período de 2010
Os roubos, aqueles crimes em que há violência contra a vítima, estão em plena escalada em Santa Catarina. O aumento dos casos entre janeiro e 24 de agosto chega a 14,35% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram 9.422 ataques registrados, o que representa uma média de quase 40 assaltos por dia no Estado.
A cúpula da segurança pública catarinense reconhece essa elevação e diz que está trabalhando para reverter a situação. Só a Capital do Estado teve 939 roubos em 2011. Em agosto, foram 106, ou uma média de 4,4 assaltos por dia, indicando a necessidade de mais efetividade do policiamento ostensivo em Florianópolis. Uma outra necessidade oficializada pela Polícia Civil é a criação na cidade de uma delegacia especializada no combate aos roubos.
Os dados que indicam o crescimento desse tipo de crime foram divulgados pela própria Secretaria de Segurança Pública. A assessoria informou que, no primeiro semestre houve acréscimo de 10,8%. Mas, considerando os registros da Polícia Civil até o dia 24 deste mês, o aumento dos roubos é ainda maior, de 14,35%, informou a SSP. As principais vítimas são as pessoas que estão andando em via pública.
Mais de 400 presos fugiram em 2011
Há um outro número que talvez ajude a entender um pouco a escalada dos roubos. É o que trata das fugas de presos. Conseguiram escapar das cadeias catarinenses 429 detentos em 2011. Destes, mais de 150 ganharam as ruas na Capital em duas fugas em massa no complexo prisional da Agronômica. Para o comandante da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, esse é um dos fatores, além da grande quantidade de adolescentes no crime, que “são apreendidos e três ou quatro dias estão novamente nas ruas envolvidos em outros atos infracionais”.
Por outro lado, o número de homicídios diminuiu no Estado. A redução foi mínima: 1,89%.
(Por Diogo Vargas, DC, 26/08/2011)