11 jul Santa Catarina é pioneira na implantação do projeto Produção mais Limpa em hotéis e restaurantes
Parceria do Sindicato de Hotéis com o Sebrae leva consultoria gratuita de ecoeficiência para empresas do setor turístico
O setor de hospedagem e alimentação da Grande Florianópolis larga na frente na questão de ecoeficiência. O projeto Produção mais Limpa (PmaisL), parceria do Sebrae com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, oferece uma consultoria gratuita para que empresas do setor, reduzam custos e melhorem a qualidade de vida em ações de ecoeficiência.
De acordo com o engenheiro Rafael Feych Jappur, consultor do Sebrae, o projeto já foi implantado em 63 empresas da região, mas a expectativa é que o projeto venha atingir até 400 locais. Técnicos do Sebrae fazem três diagnósticos – de eficiência energética, de consumo de água e de geração e destinação de efluentes e resíduos sólidos –, e recomendam soluções para minimizar custos e aumentar a produtividade.
“O projeto Produção mais Limpa é uma ideia da ONU que nasceu em 1994. Santa Catarina faz um projeto piloto no Brasil, oferecendo essa consultoria gratuita para o setor turístico”, disse Jappur, ressaltando que, apesar da gratuidade, o número de vagas para participar é limitado.
Mais informações sobre o PmaisL no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares pelo telefone (48) 3224-8233 ou pelo email shrbs@shrbs.org.br.
Nos dias 13,19 e 28 de julho os técnicos do Sebrae estarão apresentando como o projeto será desenvolvido
(DeOlhoNaIlha, 11/07/2011)