20 jul Projeto Maré Limpa promove atividade de educação ambiental na ESEC Carijós
No dia 13 de Julho, a equipe do Instituto Carijós levou os alunos da quarta série da Escola Municipal Mâncio Costa de Ratones para conhecer a Estação Ecológica de Carijós.
Após participarem de atividades em sala de aula, onde a equipe do IC promoveu uma reflexão sobre as questões ambientais, a biodiversidade contida nos manguezais de Carijós e o problema que o lixo traz para o meio ambiente. Os dois grupos com cerca de 20 crianças cada, tiveram a oportunidade de conhecer o manguezal, a restinga e colocar literalmente “o pé na lama”.
As crianças, acompanhadas da professora da turma, foram recepcionadas pelo novo chefe da ESEC Carijós, Silvio de Souza Junior. Silvio, começou o bate-papo falando sobre a unidade, seus ecossistemas e os problemas que enfrenta.
Os alunos ouviram atentamente as explicações e curiosos indagaram o chefe sobre o que acontece com quem age ilegalmente dentro da unidade. Com isso, descobriram várias ocorrências que são registradas pelos fiscais do ICMBIo, como apreensão de redes dentro do rio da unidade, apreensão de barcos, aplicação de multas e demolição de construções em cima do mangue na praia da Daniela.
Também puderam falar sobre a fauna da Estação, ouvindo e contando várias histórias sobre Jacarés, Guaxinins, Lontras, Cobras, sapos, caranguejos e aves.
Logo após foram conduzidos por uma trilha até o mangue, onde puderam conhecer de perto os tipos de mangue, observar suas raízes, ver os pequenos caranguejos saírem de suas tocas e tocar no solo lodoso do manguezal.
A Estação Ecológica de Carijós é uma unidade de proteção integral, portanto, não permite visitação no seu interior, apenas atividades de pesquisa e educação ambiental. Para essas crianças essa foi uma oportunidade única de conhecer o manguezal de perto, tocá-lo, senti-lo e compreender a importância de preservar esse ecossistema, que engloba o bairro onde moram.
A atividade faz parte do conjunto de ações do Projeto Maré Limpa, patrocinado pela Eletrosul, Governo Federal e da comemoração do aniversário da ESEC Carijós e contou com o apoio da Empresa Canasvieiras Transportes.
(Projeto Maré Limpa, 14/07/2011)