06 jul Prefeitura lança nova proposta para o transporte coletivo de Florianópolis
Nova proposta para o transporte coletivo foi lançada dia 30 de junho
Na manhã da última quinta-feira, Florianópolis deu mais um grande passo para resolver questões ligadas à mobilidade urbana a partir da melhoria do transporte público municipal: o lançamento do Projeto Via Rápida – Florianópolis a caminho do BRT.
O BRT (Bus Rapid Transit) ou Trânsito Rápido de Ônibus, é um sistema reconhecido mundialmente por oferecer maior rapidez, facilidade de acesso e segurança a custos de implantação bem mais baixos que as modalidades de transporte sobre trilhos.
Criado em Curitiba, e provado em cidades como Bogotá, Medelín , Paris, Montreal e Los Angeles, o modelo BRT prevê veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Os embarques e desembarques são feitos em miniestações, construídas no mesmo nível dos coletivos, e a cobrança de tarifa ocorre antes de o passageiro entrar no ônibus – o que agiliza o tempo de parada dos veículos.
No pacote de vantagens apresentadas pelo modelo, merecem destaque, ainda, a maior capacidade e conforto dos veículos, a integração com os demais modais de transporte e, por isso mesmo, o aumento da atratividade do sistema para os usuários de veículos particulares.
Durante o evento realizado esta manhã, o prefeito Dário Berger assinou a autorização para que a Prefeitura lance o edital do estudo de viabilidade e projeto básico de engenharia – o que deve ocorrer, na estimativa do vice-prefeito João Batista Nunes, dentro de 60 dias.
O vice-prefeito e secretário de transportes da capital, João Batista Nunes, explicou também que, após a licitação do projeto básico, o passo seguinte é a busca de recursos para o projeto. Em seguida, deve ser lançado o edital de licitação para a obra da primeira linha.
O Projeto Via Rápida – Florianópolis a caminho do BRT prevê a implantação gradual de três vias:
Via Rápida Centro-Universidade
Via Rápida Centro-Continente
Via Rápida Centro-Aeroporto
Segundo Nunes, a meta da Prefeitura é apresentar o projeto para a primeira Via Rápida, Centro-Universidade, que vai do TICEN até a Trindade/Universidade, dentro de um período de seis a oito meses. João Batista observou, também, que, a partir de agora, a idéia é promover uma ampla discussão com a sociedade para debater este novo conceito em transporte.
(DeOlhoNaIlha, 06/07/2011)