05 jul Pontos de ônibus sem recuo tornam perigoso trafegar na Beira-Mar Norte
A prefeitura de Florianópolis admite que a falta de recuos para a parada de ônibus, as chamadas baias, é um problema grave que a cidade enfrenta devido ao risco de acidentes, mas revela que não há previsão de solução para isso.
Pelo contrário, o secretário de Transportes e vice-prefeito, João Batista Nunes, destaca serem necessários investimentos elevados na área. O problema é que o município não dispõe de verbas para isso.
– Não se trata só da construção das baias, mas em muitos lugares são necessárias desapropriações, e essa é a parte cara – explica.
João Batista informa que já existe um levantamento do quanto precisaria ser investido. Mas afirma desconhecer o valor, apesar de garantir que o investimento é alto e que o município não tem condições de arcar com os custos de implantação.
Para ele, parte do problema com os pontos sem recuo será resolvida com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido de ônibus), que transita em via exclusiva. O projeto foi apresentado na semana passada e está em estudos de viabilidade para implantação em corredores de ônibus na cidade.
(DC, 05/07/2011)