Saneamento ambiental

Saneamento ambiental

Artigo escrito por Sergio Grando – Diretor geral da Agesan (DC, 10/06/2011)

Na semana marcada para fortalecer o meio ambiente, devemos aproveitar para tornar pertinente e, assim, colocar em questionamento a importância do saneamento básico. Organizações, especialistas, professores, todos trabalham pela mobilização e pela conscientização ambiental de toda a sociedade.

Ainda é de extremo valor lembrar aos prefeitos de cada cidade do nosso Estado que é de competência do município o cuidado com o saneamento básico, pela Lei Federal 11445/07. E o município também é o responsável pela concessão, desde a água nas fontes, córregos e rios até a questão do esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem.

Reservamos esta semana que chega ao fim para refletir. Hoje, a palavra sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam a suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

É seguindo estes parâmetros de cuidado com o futuro e da preocupação com a saúde de todos que Santa Catarina tem uma Agência Reguladora do Saneamento Básico (Agesan). A principal missão é fiscalizar e orientar a prestação dos serviços públicos, a fim de garantir a excelência do saneamento básico nos municípios. Saneamento básico é saúde e qualidade de vida. O nosso parceiro é o município.