30 jun Renascimento do MASC
Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) reabre hoje, após reforma e instalação de modernos equipamentos
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) reabre hoje suas portas. O ato tem significado especial: representa o renascimento de um dos espaços museológicos mais importantes do país. As exposições Tempo, Espaço e Arte e Linhas Artísticas no Acervo do Masc mostram um pouco da trajetória e acervo do museu, fechado há dois anos por conta da inconclusa reforma do prédio do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, onde está instalado.
Sob curadoria de Jayro Schmidt, a exposição temporária Linhas Artísticas no Acervo do Masc um reencontro doMasc – que teve início em 1948 – com o seu público, sendo uma oportunidade de conferir a variedade do acervo, que conta com importantes obras de artistas catarinenses de renome nacional e internacional. A proposta do curador é um convite à imersão, em um espaço promotor de cultura que permite ao visitante desenvolver seu próprio diálogo com as obras apresentadas.
A concepção da exposição de longa duração Tempo, Espaço e Arte tem como objetivo apresentar a trajetória institucional abordando os espaços de “morada” no tempo de sua existência, desde sua criação até a sua instalação nas dependência do CIC. A pesquisa foi coordenada pelo historiador Fábio Andreas Richter e pelo museólogo Renilton Roberto de Assis. A exposição se propõe a desvelar situações vivenciadas ao longo da existência do museu e da busca em se constituir como espaço para as artes visuais no Estado.
Esta será a primeira vez que o museu oferecerá ao público uma exposição de longa duração sobre a sua história, além da mostra reunindo 200 obras de arte que formam sua coleção de quase 2 mil trabalhos.
As informações sobre as duas exposições serão apresentadas em três línguas – português, inglês e espanhol.
(DC, 30/06/2011)