Projeto de revitalização da passarela da ponte Pedro Ivo, em Florianópolis, sai em 120 dias

Projeto de revitalização da passarela da ponte Pedro Ivo, em Florianópolis, sai em 120 dias

Única ligação não motorizada entre Ilha e Continente, a passarela receberá novo sistema de iluminação e circuito fechado de TV
Única ligação não motorizada entre a Ilha e o Continente, a passarela da ponte Pedro Ivo será revitalizada. O consórcio Passarela, que venceu a licitação realizada pela Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) tem 120 dias para entregar o projeto de recuperação da estrutura.
Formado pelas empresas Sociedade Técnica de Estudos, Projetos e Assessoria Ltda (Sotepa) e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda, o consórcio apresentou oferta de trabalho no valor de R$ 667.914,91, 8,15% abaixo do valor estimado pelo Deinfra, que era de R$ 727.149,33. “Venceu a melhor proposta técnica e com menor preço. Geralmente, o deságio gira entre 3% e 5%”, afirma o consultor de Licitações e diretor de Obras Civis do Deinfra, Roberto Alexandre Zattar.
De acordo com o diretor de Planejameto do Deinfra, WilliamWojcikiewicz, será implantado novo sistema de iluminação, circuito fechado de TV para monitoramento em tempo real, elevação do guarda-corpos de 80 centímetros para um metro e meio, prolongamento da passarela até o Terminal Rodoviário Rita Maria e avaliação das condições estruturais do concreto aparente e das juntas de dilatação.
A nova rampa de acesso terá inclinação adequada às normas de acessibilidade. O projeto prevê ainda incorporação da rampa à ciclovia existente e adequações ao sistema cicloviário do entorno. Enquanto o consórcio desenvolve o projeto, Deinfra fará nova concorrência pública para definir a empresa que executará as obras, previstas para começar em cerca de 160 dias.
(Por Maiara Gonçalves, ND, 03/06/2011)