10 maio Dinheiro tem, falta projeto para a Praia da Armação
O secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, garantiu que a prefeitura encaminhará em tempo hábil o projeto para receber R$ 13 milhões da União para recuperar a faixa de areia da Praia da Armação, no Sul da Ilha de SC. A promessa foi feita ontem. Se a documentação não for entregue até 31 de julho, o município corre o risco de perder a verba.
O recurso estava disponível desde 8 de abril, mas o secretário alegou não ter agilizado o processo por desconhecimento. Medeiros disse que soube da liberação do dinheiro apenas na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na quinta-feira passada.
Agora, a prefeitura terá pouco mais de dois meses para concluir e enviar o pré-projeto e o plano de trabalho – com a discriminação da obra e o cronograma físico-financeiro – ao Ministério da Integração Nacional. Os R$ 13 milhões foram pedidos no ano passado pela então senadora Ideli Salvatti (PT), hoje ministra da Pesca, por emenda parlamentar.
A prefeitura pode conseguir entregar os documentos dentro do prazo porque vai utilizar o projeto do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), elaborado em 2001, para o engordamento da faixa de areia.
– Depois de garantir a verba, será feita a licitação. A empresa escolhida terá de fazer o projeto executivo e os estudos para conseguir as licenças ambientais e fazer a obra – explica.
O consultor do Deinfra Luiz Antônio Costa diz que o pré-projeto da entidade trata da recuperação de uma largura de 50 metros de praia e do desassoreamento do Rio Quincas. Também prevê um molhe – estrutura de pedras – de 80 metros de comprimento para a contenção das ondas próximo à Ilha das Campanhas, responsáveis por repuxar a areia da praia. No período, a obra não saiu do papel por falta de dinheiro.
(Por Roberta Kremer, DC, 10/05/2011)