20 abr UFSC aceita doar terreno para duplicação da Antônio Edu Vieira, em Florianópolis, mas com ressalva
Universidade apresentou relatório com nove itens que deverão ser avaliados pela prefeitura antes do acerto da cessão da área
O reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Álvaro Prata, entregou na tarde desta segunda-feira (18) ao vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, um relatório com nove itens a serem avaliados pelo município em troca da universidade ceder área de 15 mil metros quadrados para as obras de duplicação da rua Antônio Edu Vieira, no Pantanal, um dos pontos de congestionamentos mais críticos da Capital em horários de pico.
Entre os itens está a diminuição dos ruídos dentro das salas de aula da UFSC e o fechamento da rua Delfino Conti, que passaria a servir apenas para o tráfego interno da universidade. “O relatório em um primeiro momento é favorável à cessão, mas aponta algumas preocupações da UFSC. Para resolver os problemas do trânsito, não basta ceder o terreno. É preciso pensar no controle de velocidade, lombadas, atenção ao pedestre e ciclovias, por exemplo”, destacou o reitor.
De acordo com João Batista Nunes, o município vai avaliar os itens propostos pela universidade em cerca de 15 dias e, assim que a cessão for acertada, abrirá novo edital de licitação da obra de 1,8 quilômetros de duplicação entre o trevo do Córrego Grande e o da Eletrosul, além da revitalização do restante da Antônio Edu Vieira até o Armazém Vieira e da rua Capitão Romualdo de Barros. “A perspectiva é começar as obras no segundo semestre deste ano”, avalia. A licitação anterior foi cancelada por recomendação do Tribunal de Contas em função da demora em resolver o impasse.
A proposta inicial é tornar mão única as ruas de acesso ao Pantanal e Carvoeira, criando um binário. Mesmo com protestos de moradores, o vice-prefeito garante que a decisão será tomada no sentido de favorecer a maioria da população. O reitor da UFSC lembrou ainda que a decisão será tomada em conjunto com a comunidade e que os conselhos Universitário e de Curadores farão a avaliação final.
(Por Maiara Gonçalves, ND, 20/04/2011)