11 abr Prefeitura garante recursos para revitalização no Centro Histórico
O Projeto prevê a revitalização do setor leste da Praça XV de Novembro e a preservação do patrimônio histórico da Cidade.
Em solenidade ocorrida no Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), em Laguna, foi assinado o Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural (APPC). A ação tem o objetivo de criar uma parceria entre os União, Estado e Municípios para buscar o desenvolvimento social e econômico, a partir da preservação do patrimônio cultural.
O APPC é parte integrante do Plano de Ação para Cidades Históricas-PACH, o qual faz parte do programa de Aceleração do Crescimento das Cidades históricas, lançado pelo Governo Federal em 21 de outubro de 2009. Em Santa Catarina, já elaboraram seus planos os municípios de Florianópolis, Itaiópolis, Joinville, Laguna e São Francisco do Sul.
O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas o presidente do IPHAN, o Luiz Fernando de Almeida e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza. O Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Átila Ramos dos Santos, representou a Prefeitura da Capital.
A área de atuação do PACH Florianópolis é o Setor Leste da Praça XV de Novembro. Trata-se de uma área que necessita de intervenção prioritária, por encontrar-se mais degradada devido a desvitalização econômica. As ruas que compõem está área, que é um dos segmentos mais antigos da cidade, ainda apresentam a largura original.
O projeto preparado para Florianópolis contou com a colaboração de diversas entidades, a exemplo da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado de Santa Catarina, IPHAN, UDESC, Escritório de Projetos – ESAG, Associação FloripAmanhã, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) e Câmara de Dirigentes Lojistas.
(PMF, 10/04/2011)