Descuido com as montanhas de lixo nas esquinas

Descuido com as montanhas de lixo nas esquinas

Da coluna de Carlos Damião (ND, 29/04/2011)
Próximo ponto a ser atacado pela prefeitura na região central: depois dos ambulantes, o poder público precisa dar uma dura nos comerciantes que depositam montanhas de lixo nas esquinas, sem o menor cuidado com a correta acomodação dos resíduos. Para piorar, catadores de lixo reciclável acabam espalhando tudo.
Parceria
E vejam o que diz Luiz Claudio Stähelin a esse propósito, em mensagem à coluna: “Penso que falta uma padronização, conscientização, convênio com associação de catadores junto com o próprio CDL; de alguns lojistas em não jogar a esmo o seu material de embalagens, lixo esse 100% reciclável, e que sustenta famílias com a reciclagem”.
Logística
Luiz Cláudio Stähelin complementa com uma sugestão: “Que tal se os lojistas levassem o seu lixo até a esquina mais próxima, facilitando em muito a logística do recolhimento?”.
Qualidade…
Antônio Ávila considera amadorística a gestão pública na Grande Florianópolis, lembrando que a Codesc foi escolhida como empresa gestora da Região Metropolitana de Florianópolis em 1997 (há 14 anos!), justamente para encaminhar soluções quanto aos problemas de mobilidade, saneamento básico, lixo, transporte coletivo etc.
… às calendas
Completa Antônio Ávila: “É interessante notar que a discussão e a efetiva ação para instituir na Região uma gestão que favoreça a melhoria da qualidade de vida tem sido relegada às calendas!”.