Debate público propõe mudanças no sistema viário do entorno da UFSC

Debate público propõe mudanças no sistema viário do entorno da UFSC

Um Debate Público sobre as mudanças no sistema viário do entorno da UFSC ocorreu nesta terça-feira, 5 de abril, no auditório do Centro Tecnológico. Durante o evento foi apresentada à comunidade acadêmica análise do projeto da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) feita pela Comissão formada por três servidores da UFSC.

Paralelamente à abertura do Edital em que a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) licitava a “Duplicação e Revitalização da Rua Deputado Antonio Edu Vieira”, foi criada uma Comissão Mista, formada por UFSC/IPUF/PMF. O objetivo era o de analisar e apresentar propostas para melhoria do sistema viário entorno da universidade.

Entre as propostas apresentadas pelo Professor João Carlos dos Santos Fagundes, Departamento de Engenharia Elétrica, membro da Comissão da UFSC e da Comissão Mista, estão o fechamento da Rua Delfino Conti, a reestruturação das rótulas de acesso à UFSC e a realocação dos pontos de ônibus para as proximidades das rótulas, a duplicação da Rua Deputado Antonio Edu Vieira e a construção de ciclovias nessa via e dentro da universidade. O Professor Fagundes falou que a obra seria apenas um paliativo para o grande fluxo de veículos na região.

Disse ainda que, para um projeto mais de acordo com as necessidades viárias, seria preciso a realização de uma pesquisa de origem e destino, em que seria analisado o fluxo de pessoas que passam pela região.

O Vereador Lino Peres comentou que maior impedimento para que se coloquem em prática as propostas, é a discordância do atual projeto proposto com a Lei Municipal 088/2001, assinada pela então Prefeita Angela Amin. Entre as divergências estão o tamanho dos passeios (calçadas) na Rua Deputado Antonio Edu Vieira, e o rebaixamento da pista, previsto na Lei de 2001.

A Presidente do Conselho Comunitário do Pantanal, Albertina de Souza, relatou que as mudanças foram apresentadas em dezembro do ano passado para a comunidade e a maior parte dos moradores se manifestou contra a obra. Para eles a duplicação apenas aumentará o número de carros trafegando nas vias do bairro.

O Vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva finalizou propondo a criação de uma oficina, formada pelos membros da atual comissão da UFSC e servidores e alunos, visando aumentar o debate e a análise da situação. “Não estamos protelando, e sim buscando a melhor solução para a cidade e para a Universidade”, comentou.

Mais informações: http://pare.paginas.ufsc.br

(Por Bianca Amorim, Agecom/UFSC, 07/04/2011)