Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

É com muita satisfação que a Controladoria-Geral da União/Regional/SC convida toda a sociedade civil e entidades públicas estaduais e municipais de Santa Catarina a participarem da 1ª conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª CONSOCIAL).

Grandes conquistas foram consolidadas pela manifestação livre da sociedade brasileira e é direito dela ter à sua disposição mecanismos eficazes de participação. Entretanto, por mais que novas iniciativas similares se acumulem durante os últimos anos, a sociedade brasileira, de uma forma geral, ainda não está acostumada a participar. Poucas vezes os brasileiros, principalmente os que mais necessitam dos serviços públicos, se manifestam voluntariamente, são convidados a contribuir ou encontram canais adequados para fazer isso.

Esse será o primeiro grande esforço do poder público para ouvir o que a população brasileira tem a dizer. Chegou a hora de escutar o país sobre participação cidadã, conselhos de políticas públicas, acompanhamento e controle do uso dos recursos públicos pela população, transparência e acesso à informação públicas, e combate e prevenção da corrupção!

É importante refletir sobre o papel que a Consocial poderá ter para a vida nacional e para o futuro. O espírito de compromisso e empenho dos mobilizadores locais estará, mais uma vez, a serviço do Brasil. Todos nós temos grande responsabilidade no processo de fazer a Consocial ter bons resultados.

Cada pequena reunião em cada recanto do Brasil será uma oportunidade única para debater assuntos nunca antes tratados por governo e sociedade ao mesmo tempo. As possibilidades de interação e cooperação entre esses diferentes mundos são muito numerosas e, certamente, a Consocial poderá ser um marco institucional fundamental desse movimento de aproximação.

Os ganhos locais com a realização desses debates são reais e palpáveis e se refletirão diretamente na melhoria da qualidade dos serviços públicos e da vida dessas populações. Esse é o motivo da realização da Consocial. Para tanto, a mudança de cultura que almejamos necessita muito da disseminação dessa Conferência.

(CGU, 29/04/2011)