15 mar Trânsito: solução é transporte de massa
Blog do Moacir Pereira (15/03/2011)
O internauta Saul Claudino Júnior remete mensagem sobre os problemas de falta de mobilidade urbana na Capital e na Grande Florianópolis. Leia e conclua:
“Prezado Moacir, boa tarde.
Excelente o artigo sobre o tema mobilidade urbana na Grande Florianópolis, publicado neste domingo último. Todos os poderes e entidades ditas “pensantes” estão alheais ao assunto. Penso que só haverá uma reação – provavelmente com equívocos pela típica pressa nestes momento – quando o trânsito literalmente entalar, paralisar caoticamente, com prejuízos gerais.
A solução definitivamente não será uma, duas ou mil pontes, ou um túnel, simplesmente porque as saídas ou continuidade destas passagens dependem das vias que estarão espremidas entre o mar a cidade, tanto no Continente quanto na Ilha. Além dos custos de qualquer das hipóteses citadas.
Um dos paliativos é transporte de massa, por ônibus ou mar. Aliás, esta uma das coisas mais óbvias que historicamente deixamos de implantar; dizem inclusive que o prefeito Dario Berger é contra e torce para que a iniciativa da Palhoça dê errado. Resta saber por quê ?
Mas o transporte de massa só funcionará se houver restrições ao transporte individual, o que se resolve com pedágio.
A titulo de contribuição, Salvador, BA, há umas duas décadas aproximadamente, retirou do seu centro histórico todas as esferas de governo e deslocou para uma área de fácil acesso, longe do aglomerado urbano. Belo Horizonte, MG, recentemente fez algo parecido.
Ainda sobre este tema, penso que não se deveria ampliar o aeroporto atual e sim construir outro, novo, com o porte necessário, no Continente. Idem para novos hospitais e infra-estrutura.
Em resumo, todas as soluções são impopulares (mais tiram votos do que acrescentam) e por esta razão os políticos postergam até a discussão do assunto. Forte abraço,Saul Claudino Junior.”