30 mar Qualificação e tecnologia
Artigo escrito por Alcides Andrade – Presidente da Ampe Metropolitana (DC, 30/03/2011)
Estamos vivendo na era das tecnologias. O mundo vem passando por grandes transformações e o mercado de trabalho vem se modificando. A partir dessa reconfiguração, as empresas estão sempre atentas às formas de aplicar as novas tecnologias às suas organizações. Neste panorama, as exigências aumentam, e o profissional que deseja uma oportunidade tem que buscar a qualificação. Porém, poucos estão atentos ao caminho a ser percorrido para alcançar um alto nível de especialização. Além disso, é difícil ter acesso a informações acerca das tendências do mercado quando não se tem um entendimento sólido sobre as necessidades atuais.
Com este panorama, e levando em conta que Florianópolis é reconhecida como a Capital da Inovação, em virtude da grande quantidade de empresas de tecnologia e de instituições de inovação com reconhecimento internacional, que instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem iniciativas de inclusão digital e de qualificação profissional. Entre os projetos em andamento, estão os Centros para Democratização de Informações e Negócios (CDIN), que visam a desenvolver a inclusão empreendedora em pelo menos 15 comunidades da região e capacitar 1,2 mil pessoas. A iniciativa, financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e desenvolvida pelo Departamento de Ciências da Administração, em parceria com a Associação de Micro e Pequenas Empresas da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe), oferece, entre os cursos gratuitos, aulas de informática, games e língua estrangeira.
Conhecer novas tecnologias, buscar informações e planejar uma carreira é condição vital para o sucesso profissional. É através de ações como esta que o acesso ao mercado de trabalho acaba sendo uma consequência. Com a formação necessária, as pessoas têm a oportunidade de concorrer a diferentes vagas, reduzindo a desigualdade social.