14 mar Banheiro à beira-mar
É o que promete a prefeitura da Capital, que está prestes a abrir licitação
Qualquer turista que chegue às praias de Florianópolis se encanta com as belezas naturais. Mas a infraestrutura é crítica. A prefeitura está com projetos para mudar esse quadro, e promete começar pela instalação de banheiros móveis nos balneários da Capital.
Como mostrou a reportagem de ontem no Estúdio Santa Catarina, da RBS TV, o edital de licitação para a empresa que executará a obra deve sair este mês.
A ideia de começar o processo de concorrência pública agora, após o fim da temporada, é para os banheiros estarem funcionando no próximo verão. Como são necessários 90 dias para os interessados pela licitação enviarem suas propostas, a instalação deve começar entre julho e agosto. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município, José Carlos Rauen, serão instaladas 10 unidades experimentais nas praias.
O projeto arquitetônico, desenvolvido por uma empresa através de carta-convite, inclui um par de cabines e chuveiros com capacidade de armazenamento 20 vezes superior a de um banheiro químico convencional. Deverá ter reservatório de água para pia e descarga e outro para esgoto, para ser retirado através de caminhão limpa-fossa. O valor estimado de cada módulo é de R$ 25 mil a R$ 30 mil, mas o preço final será determinado pela concorrência pública.
– Serão banheiros duplos, masculino e feminino, em que deficientes físicos e pessoas idosas terão facilidade de usar – diz Rauen.
Outra melhoria que está sendo estudada é a construção de passarelas de acesso ao mar, como aquelas feitas por empresas privadas na Praia de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha.
(DC, 14/03/2011)