Obra do elevado pode liberar Avenida Paulo Fontes

Obra do elevado pode liberar Avenida Paulo Fontes

Fechada há um ano e quatro meses, a Avenida Paulo Fontes, no Centro de Florianópolis, poderá ser reaberta ao tráfego de veículos em breve. Ao menos é o que prevê o Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf).
Técnicos do órgão realizaram um estudo de mobilidade urbana para evitar transtornos no trânsito durante o período de construção do elevado Rita Maria. As obras começam na semana que vem.
Enquanto o vice-prefeito João Batista Nunes não confirma se o trânsito será liberado na avenida, o superintendente do Ipuf, Átila Rocha dos Santos, alerta que é impossível realizar uma obra daquele porte sem mexer na Paulo Fontes.
– Temos que levar em conta que é necessário remanejar o tráfego do entorno para diminuir os impactos da obra sobre a mobilidade. Ainda mais por se tratar da entrada e da saída da cidade. É uma situação delicada – afirma Átila.
A definição da reabertura, ou não, da avenida – uma das principais da Capital – deve ocorrer hoje. Se acontecer, será apenas de maneira temporária. Logo que o elevado for concluído, o trânsito também volta a ser interrompido novamente.
Revitalização não será descartada

As obras do elevado Rita Maria não devem interferir nos planos e prazos do bulevar que deve ser construído na Avenida Paulo Fontes, entre o Terminal de Integração do Centro (Ticen) e o Mercado Público.
O vice-prefeito João Batista Nunes, principal incentivador do projeto, avisa que a previsão do início das obras – fim de junho – não deve ser alterada. O projeto do centro de convivência está pronto desde o ano passado e o contrato de serviço já foi assinado.
– A reformulação do local é prioridade do governo. A proposta continua a mesma e não vamos desistir dela ou atrasá-la – alerta o vice-prefeito João Batista Nunes.
(SÂMIA FRANTZ, DC, 09/02/2011)